fbpx

A Missão GRAIL da NASA na Lua


A Lua tem cativado a imaginação humana por centenas de anos, mas apesar de estudar o astro com telescópios modernos, apesar de astronautas e de sondas robôs já terem vasculhado a Lua quase por completo, o nosso vizinho mais próximo no espaço ainda é cheio de mistérios. A nova missão da NASA que irá estudar a Lua se chama Gravity Recovery and Interior Laboratory, ou GRAIL, e é composta por duas sondas que terão desafio de mapear a gravidade da Lua. O que as sondas aprenderem com essa missão elas poderão nos ensinar mais sobre o passado da Lua, e como os planetas rochosos do Sistema Solar interno se desenvolveram.

O vídeo acima mostra um resumo de como será a missão GRAIL na Lua. Abaixo está uma foto das sondas já a bordo do foguete Delta II que as colocará em órbita. O lançamento estava previsto para esse dia 8 de Setembro de 2011, mas devido a fortes ventos na alta atmosfera adiaram o lançamento que pode acontecer amanhã dia 9 de Setembro de 2011, dependendo das condições meteorológicas.

Fonte:

http://www.nasa.gov/mission_pages/grail/multimedia/rollbackBaur.html


Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .