A Maratona de Observação dos Objetos Messier

A cena de ação acima onde aparecem luzes vermelhas de observação, apontadores lasers, tripés e telescópios e a silhueta apagada de intrépidos astrônomos caçadores de estrelas é na verdade uma maratona diferente, é a 10? Maratona Anual Messier do Irã. Para completar a maratona é necessário observar os 110 objetos do catálogo do século 18 do astrônomo francês Charles Messier em corrida louca de observação. Tão intimidante como soa, existem alguns fins de semana que são datas favoráveis para os maratonistas do hemisfério norte, essas noites combinam a ausência da Lua com o fato de estarem próximas do equinócio de primavera. Com a Via Láctea como pano de fundo, esse grupo de aproximadamente 150 entusiastas da astronomia conduziram a sua maratona de 2011 em uma noite de Abril desde o deserto de Seh Qaleh no leste do Irã. A imagem abaixo mostra a mesma imagem acima, anotada com o nome das feições. Se seguirmos o laser verde conseguiremos identificar um dos objetos do catálogo de Messier, a M8 próximo do centro galáctico. Astrônomo e antigo organizador da maratona, Babak Tafreshi também gerou um vídeo feito com imagens do evento. O vídeo e demais trabalhos de Babak Tafreshi  podem ser encontrados em sua página, aqui: http://www.twanight.org/newTWAN/index.asp

Fonte:

http://apod.nasa.gov/apod/ap110527.html

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.