A Manhã, a Lua e Mercúrio

Recentemente o planeta Mercúrio se localizou no ponto mais a oeste do Sol possível. Enquanto o planeta mais interno do Sistema Solar chegava à sua elongação máxima ou seu maior ângulo em relação ao Sol (para essa aparição algo em torno de 27 graus) ele se encontrou com a Lua Crescente. A conjunção foi maravilhosa e presenteou quem acordou cedo no hemisfério sul. Os astros nasceram juntos no céu antes do nascer do Sol e escalaram o céu através do plano da eclíptica bem inclinado. A sequência de imagens acima foi registrada enquanto a Lua e Mercúrio nasciam sobre as luzes da cidade de Brisbane em Queensland na Austrália. Um empilhamento de imagens digitais, gerado por exposições feitas a cada 3 minutos  começou às 4:15 am na hora local no dia 19 de Abril de 2012. A trajetória de Mercúrio está localizada à direita, e aparece na imagem acima separada da trajetória da Lua por aproximadamente 8 graus.

Fonte:

http://apod.nasa.gov/apod/ap120426.html

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.