fbpx

A Mais Recente Imagem Panorâmica de Marte Feita Pelo Veículo Robô Opportunity

O que um veículo robô em Marte faz quando tem pouca energia para passear pela superfície do planeta vermelho? Faz fotos. Muitas fotos. Essa bela imagem panorâmica acima foi feita pelo veículo rob6o Opportunity em seu local onde passou o inverno marciano em Greeley Haven e é composta de 817 imagens feitas entre 21 de Dezembro de 2011 e 8 de Maio de 2012. A imagem acima mostra os rastros recentes deixados pelo robô no solo de Marte e o anel de uma antiga cratera, a Endeavour, que espera ser mais explorada pela Opportunity.

Para ver melhor a imagem acima, você pode clicar nela, ou, pode ainda acessar esse endereço: http://nasatech.net/GreeleyPan/  e ver de forma impressionante e interativa essa imagem panorâmica.

As imagens foram feitas com uma câmera colorida montada no mastro da Opportunity, fornecendo assim uma visão de como se você estivesse sentado sobre o veículo robô apreciando o horizonte marciano. Essa imagem panorâmica na verdade mostra o ambiente marciano em cores falsas que foram escolhidas para enfatizar a diferença entre os materiais.

“A imagem panorâmica fornece um rico contexto geológico para trabalhos químicos e minerais detalhados que a equipe fez na Greeley Haven durante o quinto mês de inverno do robô em Marte, bem como uma imagem espetacularmente detalhada da maior cratera de impacto que o veículo rob6o já visitou durante sua estadia em Marte”, disse Jim Bell da Universidade Estadual do Arizona.

O robô Opportunity recentemente alcançou uma incrível marca: No dia 2 de Julho de 2012 ele chegou ao dia de trabalho número 3000 no solo marciano, ou ao 3000 Sol.

Outra imagem impressionante de Marte é mostrada abaixo e foi gerada a partir de imagens registradas pelo instrumento RAT (Rock Abrasion Tool) em um buraco perfurado na rocha chamada de Grasburg pelo robô Opportunity.

O robô Opportunity recentemente começou a fazer curtos movimentos depois do longo inverno marciano, e a equipe notou, através das últimas atualizações que o veículo foi beneficiado pelos últimos eventos de limpeza dos painéis solares aumentando a produção de energia pelo robô. Essa é uma ótima notícia para os futuros percursos e para a longevidade do robô que chegou ao Planeta Vermelho em 2004.

Fonte:

http://www.universetoday.com/96153/latest-panoramic-view-from-mars-rover/

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .