A Maior Explosão Solar do Ano de 2013 Até Agora

xflare_strip

observatory_150105Uma mancha solar escondida atrás do limbo nordeste do Sol entrou em erupção nesse dia 13 de Maio de 2013, às 02:17 UT, produzindo a mais forte flare solar do ano. O satélite Solar Dynamics Observatory da NASA registrou o extremo flash UV da erupção solar de clasee X1.7.

Cronógrafos a bordo do Solar and Heliospheric Observatory (SOHO) rastrearam uma brilhante CME emergindo do local da explosão. Nenhum planeta está na linha de fogo dessa erupção. Contudo, a CME parece estar na direção das sondas Epoxi e Spitzer da NASA que devem ser atingidas em 15 de Maio de 2013.

xflare_anim2

A mancha solar que produziu essa explosão está no lado oculto do Sol. Em breve, em alguns dias, ela ficará de frente para a Terra, emergindo na visão sobre o limbo leste do Sol. Vamos ficar ligados para termos uma melhor visão da mancha, e talvez, mais flares e mais explosões.

Fonte:

www.spaceweather.com

alma_modificado_rodape105

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo