A Magnífica Nebulosa da Cabeça do Cavalo

Horsehead_Colombari_2035

Esculpida pelos ventos estelares e pela radiação, uma maravilhosa nuvem de poeira interestelar, por coincidência assumiu essa forma facilmente reconhecida. Nomeada de forma óbvia como a Nebulosa da Cabeça do Cavalo, ela localiza-se a cerca de 1500 anos-luz de distância da Terra, mergulhada no vasto Complexo de Nuvens de Orion. Com cerca de cinco anos-luz de altura, a nuvem escura é oficialmente chamada de Barnard 33, e só pode ser visível pois sua poeira forma uma bela silhueta projetada contra o brilho avermelhado da nebulosa de emissão IC 434. Estrelas estão se formando no interior da nuvem escura. Em contraste, a nebulosa de reflexão azul NGC 2023, circundando uma estrela jovem e quente aparece na parte inferior esquerda da imagem. A bela imagem mostrada acima foi composta com dados de banda larga e banda estreita.

Fonte:

http://apod.nasa.gov/apod/ap150513.html

alma_modificado_rodape1051

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.