fbpx

A M76

A M76 (ou NGC 650) é uma nebulosa planetária localizada na constelação de Perseus. É também conhecida como o Pequeno Haltere (ou Dumbbell Little), pelo fato da sua forma lembrar a da nebulosa M27, a Nebulosa do Haltere.

Ela foi descoberta por Pierre Méchain 05 de setembro de 1780, e Charles Messier a incluiu em seu catálogo de objetos difusos 21 de outubro do mesmo ano, depois de ter calculado a posição. A M76 recebeu dois números NGC (NGC 650 e NGC 651), pois se suspeitava na época que ela fosse uma nebulosa formada por dois componentes estavam em contato.

A estrela por trás da nebulosa agora tem uma magnitude aparente de 16,6, com uma temperatura de superfície relativamente alta de 60.000 K, e, provavelmente, está se esfriando, para então se tornar uma anã branca por vários bilhões de anos.

A distância entre o sistema solar e a M76 é muito pouco conhecida, com estimativas variando entre 1.700 anos-luz e 15.000 anos-luz.

A M76 é um dos menos objetos luminosos no Messier catálogo.

Fonte:

http://www.astrobin.com/21353/

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .