fbpx

A Luz Polarizada na Natureza

A luz polarizada nos banha a todo o momento. Ela está presente no céu azul, até mesmo nas nuvens acinzentadas, nos arco-íris e em todos os fenômenos ópticos e atmosféricos que podemos observar. O gelo presente em certas formações separa e polariza os raios gerando fenômenos como os parélios. As terras geladas geram fenômenos mais extremos polarizando e dobrando os objetos. As borboletas e outras criaturas usam a polarização. Ela se manifesta até mesmo onde existem as reflexões.

O livro clássico de Gunther Konnen sobre polarização está agora disponível de graça e pode ser baixado ou pelo link abaixo nesse post, que também traz o livro completo ou pelo site oficial, aqui: http://www.guntherkonnen.com/articles/279 .Gunther é o maior especialista em óptica atmosférica e seu livro trata de muitos aspectos sobre a polarização na natureza. É uma excelente leitura.

Fonte:

http://www.atoptics.co.uk/fz765.htm

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.