A Lua se Encontra com A Estrela da Manhã

Nascendo nas escuras horas da manhã antes do amanhecer, o planeta Vênus agora brilha como a magnífica estrela da manhã. A sua próxima conjunção com a Lua no dia 13 de Agosto de 2012 pôde ser apreciada ao redor do planeta da Terra. Mas os observadores no leste da Ásia foram também presenteados com uma ocultação lunar, a Lua crescente passou diretamente na frente do brilhante planeta ainda no céu escuro. Essa composição acima foi gerada a partir de imagens obtidas com intervalos de 10 minutos seguindo o belo desempenho celeste (vejam o vídeo abaixo) de cima das luzes da cidade e das nuvens que cobriam parte de Taebaek na Coreia. A ocultação começou perto do horizonte e progrediu enquanto o par se levantava nos céus. Vênus, primeiro desapareceu no lado iluminado da Lua crescente emergindo tempo depois do limbo escuro do nosso satélite.

Fonte:

http://apod.nasa.gov/apod/ap120824.html

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.