A Lua no Quarto Minguante e o Templo de Poseidon

A foto acima mostra o que parece ser uma Lua em sua fase quarto minguante impossivelmente enorme posando ao lado do templo de Poseidon com seus 2500 anos de idade. A foto acima foi feita no dia 15 de Março,de 2012 por volta das 2 da manhã, hora local. Da mesma forma que a Terra, uma metade da Lua sempre está iluminada pelo Sol. Nas fases quarto crescente e quarto minguante, nós observamos uma metade da porção que é iluminada pelo Sol e uma metade que se encontra na sombra. O tamanho aparente enorme da Lua nessa imagem, se deve a um efeito conhecido como Ilusão Lunar, que acontece quando a Lua se encontra perto do horizonte. Contudo deve-se notar que a razão principal para que a Lua apareça tão grande na imagem acima é a lente com distância focal de 600 mm que foi usada para fazer tal imagem.

Fonte:

http://epod.usra.edu/blog/2012/05/third-quarter-moon-and-temple-of-poseidon.html

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.