A Lua Nascendo Através da Sombra do Vulcão Mauna Kea

Como pode a Lua nascer através de uma montanha? Ela não pode. O que a foto aqui reproduzida mostra é a Lua nascendo através da sombra de um grande vulcão. O vulcão é o de Mauna Kea no Havaí, EUA, um ponto frequentemente considerado espetacular para fotografias por ser considerado um dos melhores pontos de observação da Terra. Nessa foto, o Sol tinha acabado de se pôr na direção oposta, ou seja, atrás da câmera. Adicionalmente a isso para montar essa bela paisagem a Lua tinha acabado de passar por sua fase cheia, isso é o ideal, pois se ela estivesse na fase cheia provavelmente nasceria eclipsada pelo pico da sombra. Refrações da luz refletida pela Lua pela atmosfera da Terra fazem com que a Lua pareça um pouco ovalada. Cones de cinza referentes a antigas erupções do vulcão podem ser vistos no primeiro plano da imagem. Os topos das nuvens abaixo do Mauna Kea possuem uma forma incomumente achatada, indicando uma diminuição na umidade do ar o que é importante para esse ponto de observação pois essa característica mantém o ar extremamente seco no local de observação.

Fonte:

http://apod.nasa.gov/apod/ap101205.html

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.