fbpx

A Lua Morango

GS_20140514_FullMoon_5015_p1500


observatory_150105A Lua Cheia de Junho (que teve a sua fase cheia no dia 13 de Junho de 2014, às 04:11 UT) é tradicionalmente conhecida como a Lua de Morango, ou a Lua Rosa. Claro que esses nomes podem também descrever a aparência dessa Lua Cheia, nascendo no último mês sobre a pequena vila sueca de Marieby. A Lua parece grande nessa imagem pois a cena foi capturada com uma lente de longo comprimento focal de um local a 8 quil6ometros das casas em primeiro plano. Mas apenas a olho nu, uma Lua Cheia, nascendo, mesmo na sexta-feira 13, aparecerá flutuando impossivelmente grande perto do horizonte. Esse efeito tem sido reconhecido a muito tempo como a Ilusão da Lua. Diferente do aumento fornecido por um telescópio ou por uma lente teleobjetiva, a causa da Ilusão da Lua ainda é pouco entendida e não é explicada por efeitos ópticos atmosféricos, como o espalhamento e a refração. Esses efeitos produzem a cor avermelhada da Lua e a sua borda irregular, como pode ser vista nessa foto.

Fonte:

http://apod.nasa.gov/apod/ap140613.html


alma_modificado_rodape105

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.