A Lua Io Sobre Júpiter

Qual o tamanho da lua Io de Júpiter? O corpo mais vulcânico do Sistema Solar tem 3600 quilômetros de diâmetro, tamanho esse bem parecido com o da nossa Lua. Passando por Júpiter na já distante virada do milênio, a sonda Cassini registrou essa bela imagem inspiradora do ativo satélite Io tendo como pano de fundo o gigante gasoso Júpiter, oferecendo a todos nós a verdade nua e crua sobre o tamanho relativo desses objetos. Embora na imagem acima parece que Io está localizado bem perto dos sistemas espiralados de nuvens jovianas, Io vaga ao redor de Júpiter numa órbita que tem um período de 42 horas e que fica a uma distância de 420000 quilômetros do centro de Júpiter. Isso coloca Io a aproximadamente 35000 quilômetros acima do topo das nuvens de Júpiter, o equivalente à distância entre a Terra e a Lua. A sonda Cassini por sua vez estava a aproximadamente 10 milhões de quilômetros de Júpiter quando registrou a bela imagem acima.

Fonte:

http://apod.nasa.gov/apod/ap120408.html

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.