A Lua Hyperion de Saturno: Um Mundo Com Estranhas Crateras

hyperion_cassini_1024

observatory_150105O que localiza-se no fundo das estranhas crateras de Hyperion? Ninguém sabe ao certo. Para tentar achar a resposta, a sonda Cassini, agora orbitando o planeta Saturno varreu a lua com textura de esponja em 2005 e em 2010, fazendo imagens com detalhes até então sem precedentes. Uma imagem da passagem de 2005 é mostrada acima em cores falsas, e mostra um mundo impressionante com estranhas crateras e uma superfície geralmente estranha. As leves diferenças nas cores provavelmente mostram diferenças na composição da superfície. Na parte inferior da maioria das crateras existe algum tipo de material escuro desconhecido. A inspeção da imagem mostra feições brilhantes indicando que o material escuro poderia ter somente dezenas de metros de espessura em alguns lugares. Hyperion tem aproximadamente 250 quilômetros de diâmetro, tem um movimento de rotação caótico, e tem uma densidade tão baixa que ele pode abrigar um vasto sistema de cavernas em seu interior.

Fonte:

http://apod.nasa.gov/apod/ap130630.html

alma_modificado_rodape105

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.