fbpx
17 de setembro de 2021

A Lua Eclipsada Sobre o Paranal

Tal como Atlas da mitologia grega que segurava o céu sobre os seus ombros, também o Very Large Telescope (VLT) do ESO parece segurar a Lua nesta imagem obtida durante um eclipse lunar total que ocorreu no Observatório do Paranal no deserto chileno do Atacama. A fotografia foi tirada pelo astrofotógrafo Yuri Beletsky no dia 26 de maio de 2021.

Para conseguir tirar esta Foto da Semana, foi necessário um planejamento detalhado por parte do fotógrafo. Cálculos cuidadosos permitiram-lhe determinar um local, nove quilômetros a leste do Paranal, onde o eclipse lunar seria brevemente visível logo acima das cúpulas dos telescópios, brilhando fracamente no crepúsculo da manhã.

Um eclipse lunar total ocorre quando o Sol, a Terra e a Lua se alinham, estando a Terra posicionada entre o Sol e a Lua. A sombra da Terra bloqueia a luz direta do Sol de tal maneira que a única luz refletida da superfície da Lua foi refratada pela atmosfera da Terra, dando à Lua uma cor avermelhada. Uma vez que a luz do Sol é filtrada pela atmosfera terrestre, os astrônomos aproveitam muitas vezes os eclipses da Lua para estudar as assinaturas que a vida deixa na atmosfera, algo extremamente útil na nossa busca de vida em outros planetas.

Esta imagem aparece no Calendário do ESO para 2022, no mês de abril. Se você quiser comprar um exemplar, pode fazê-lo online na loja do ESO. Começaremos os envios a meados de setembro. O calendário mede 49 x 39 cm e é composto por 14 páginas, com verso em cartão. É enviado pelo correio em caixa de papelão. No interior, as fases lunares também são indicadas e imagens astronômicas deslumbrantes juntamente com imagens de tirar o fôlego dos telescópios e paisagens do ESO irão acompanhá-lo a cada mês.

Crédito:

Beletsky(LCO)/ESO

Fonte:

https://www.eso.org/public/brazil/images/potw2136a/

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo