A Lua e as Estrelas

As vezes observar os detalhes da superfície lunar fica secundário em vista de outro espetáculo que nosso satélite pode nos proporcionar. Quando a Lua encontra um rico campo estelar pela frente, fenômenos como conjunção e ocultação pode ocorrer de forma espetacular. A imagem acima mostra esses fenômenos. A sequência de três imagens superiores e das três imagens inferiores mostram a Lua ocultando duas estrelas de magnitude razoável, a 37 Tau (com magnitude 4.4) e a 39 Tau (com magnitude 5.9). Na sequência superior a Lua caminha para a ocultação das estrelas, enquanto na inferior pode-se ver as estrelas reaparecendo depois do fenômeno. Na imagem maior central pode-se ver as duas estrelas bem próximas da Lua e à direita pode-se observar o aglomerado aberto da Plêiades a apenas 5? da Lua. A observação da ocultação de estrelas é importante para calibrar relógios na Terra e para estudar determinados efeitos que ocorrem durante o processo.

Fonte:

http://lpod.wikispaces.com/April+8%2C+2011

 

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.