A Lua e A Foto do Século

Há 45 anos atrás no início da Era Espacial, a sonda Lunar Orbiter II, registrou essa foto oblíqua de dentro da cratera Copernicus na Lua, na época a imprensa chamou essa foto de A Foto do Século. Essa imagem foi feita de cima de um anel da cratera, cruza os 93 km de seu interior e picos, mostra distantes paredes com terraço e termina mostrando o perfil das Montanhas Carpathian. Na época ainda se pensava em mandar homens para essa região, desse modo essa foto mostra claramente que a escarpa do primeiro terraço seria um grande obstáculo para se entrar e se deixar a cratera. Além disso, o pico central da cratera parece ter seu cone cortado se assemelhando muito aos cones de vulcões observados na Terra, cone esses que tiveram parte de sua parede carregada pelo fluxo de lava. Mas fluxo algum foi registrado na cratera Copernicus. O que nós podemos ver, principalmente quando se tem imagem em múltiplos componentes de onda, é que esses picos são ricos em olivina de rochas originalmente entre 8 e 10 km de profundidade e que foram arrancadas e arremessadas ao céu, devido, principalmente ao rebote do impacto que formou a cratera.

Fonte:

http://www.lpod.org/archive/archive/2004/01/LPOD-2004-01-10.htm

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.