A Lua Crescente, O Brilho da Terra e o Brilhante Júpiter Observados em Lisboa

A imagem acima mostra a Lua crescente flutuando sobre uma ponte em Lsiboa, Portugal. Além da Lua, pode-se ver na imagem o planeta Júpiter brilhante logo abaixo da ponte, e a esquerda da Lua. A foto acima foi feita no dia 22 de Abril de 2012, durante o pôr-do-Sol local, às 9:20 p.m. hora local. Nessa foto a Lua estava com somente 1% de seu disco iluminado. O resto do brilho da Lua é conhecido como o brilho da Terra, ou algo como “A Lua Velha nos Braços da Lua Nova” e é resultado da luz do Sol refletida na Lua tanto pela superfície como pela atmosfera da Terra. Esse brilho normalmente só é visível quando a Lua está na sua fase crescente.

Fonte:

http://epod.usra.edu/blog/2012/05/crescent-moon-earthshine-and-jupiter-observed-from-lisbon.html

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.