fbpx

A Lua Cheia Nascendo Sobre o Templo de Poseidon na Grécia

lua_cheia_poseidon

observatory_150105A foto acima registra a Lua Cheia nascendo sobre o Templo de Poseidon em Cabo Sounion, na Grécia. A Lua parece ser feita do mesmo tipo de rocha, mármore, do próprio templo. Quando comparado com o mármore, a lava basáltica da superfície lunar é um material mais escuro. Mesmo apesar da Lua parecer bem brilhante, especialmente quando ela está alta no céu, seu albedo é baixo. Somente 12% da luz do Sol que ilumina a Lua é refletida – aproximadamente a mesma quantidade de luz que é refletida pelo asfalto. Mesmo assim, seu regolito é tão brilhante quanto qualquer outro corpo planetário sem uma atmosfera. A foto acima foi feita no dia 25 de Maio de 2013.

Fonte:

http://epod.usra.edu/blog/2013/07/moonrise-over-the-temple-of-poseidon.html

alma_modificado_rodape105

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

5 comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

    • Oi Thiago, a Lua desse tamanho é um mero efeito causado pelo nosso cérebro. Na verdade, quando a Lua está próxima do horizonte e perto de alguma estrutura terrestre que conhecemos o tamanho ela fica assim grande. É um truque de geometria, para que isso aconteça as distâncias devem ser devidamente calculadas para provocar esse efeito. Leia artigos sobre a Super Lua e sobre a Ilusão da Lua, eles explicam isso melhor. Abraços e obrigado pela visita.

      • Bem, a lua parece grande nessa foto porque está com um zoom muito grande, só isso.
        A ilusão se aplica somente à nossa impressão ao ver a lua pessoalmente, não às fotos. Tire com uma lente normal (50mm) em uma câmera full-frame ou APS-C e ela ficará parecendo até muito pequena. Esta foto provavelmente usou uma tele-objetiva.

Arquivo