fbpx

A Lua Cheia do Perigeu de 2012

Nascendo enquanto o Sol se põe, a Lua Cheia dessa noite, dia 5 de Maio de 2012 dificilmente não será observada. A Lua Cheia do dia de hoje, na verdade, dia 6 de Maio de 2012, 03:36 UT irá ocorrer menos de dois minutos depois do nosso satélite ter passado pelo perigeu, ou seja, o ponto mais próximo da Terra, fazendo com que essa seja a maior Lua Cheia de 2012. A Lua Cheia do perigeu aparecerá 14% maior e 30% mais brilhante do que a Lua Cheia que acontece próxima ao apogeu, o ponto mais distante da Terra. Em comparação com outras Luas Cheias, por exemplo, com a de Abril de 2012, mostrada na foto acima feita em Forth Collins no Colorado, a Lua Cheia do Perigeu aparecerá 1% maior e quase com o mesmo brilho. Para essa lunação a Lua Cheia e o perigeu estavam afastados de 21 horas. Mas não se desespere, caso perca a Lua Cheia do perigeu de 2012, já pode marcar no seu calendário, a próxima chance de ver uma Lua Cheia próxima desse ponto marcante será no dia 23 de Junho de 2013.

Fonte:

http://apod.nasa.gov/apod/ap120505.html

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.