A Localização de Eventos de Elétrons Energéticos em Mercúrio

Uma seção da magnetosfera de Mercúrio, fora do plano da meia noite, ou seja, o plano que contém a linha do Sol do planeta e o eixo de rotação de Mercúrio, fornece um contexto para os eventos de elétrons energéticos observados com o instrumento XRS da sonda MESSENGER e com os detectores GRS de germânio de alta pureza (HpGe). O Sol está na direção da noite de Mercúrio, as linhas em amarelo escuro indicam representativamente as linhas do campo magnético. As linhas em azul e verde traçam as regiões ao longo da órbita da sonda MESSENGER entre os dias 2 e 10 de Abril de 2011, período durante o qual os elétrons de alta energia foram detectados e a órbita da sonda MESSENGER estava dentro de um intervalo de 5? do plano do meio dia e meia noite do planeta Mercúrio. A presença desse tipo de evento no lado diurno do planeta, a sua ausência no hemisfério sul e a sua frequência de ocorrência nas latitudes intermediárias do hemisfério norte em todas as longitudes apontam para uma imagem de atividade magnetosférica em Mercúrio muito mais complexa do que aquela observada na Terra.

Fonte:

http://messenger.jhuapl.edu/gallery/sciencePhotos/image.php?page=2&gallery_id=2&image_id=544

 

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.