A Intrigante Estrutura Richat no Deserto do Saara

richat_aster_3130

observatory_1501051Que lugar na Terra é esse? Essa é a Estrutura Richat no Deserto do Saara, na Mauritânia e é facilmente visível do espaço graças ao seus 50 quilômetros de diâmetro. Uma vez pensada como sendo uma cratera de impacto, o centro plano da Estrutura Richat e a falta rochas alteradas pelo choque indicam outra origem. A possibilidade de que a Estrutura Richat tenha sido formada por uma erupção vulcânica também parece improvável devido a falta de um domo de rocha ígnea ou vulcânica. Ao invés de tudo isso, as camadas de rochas sedimentares da Estrutura Richat são agora pensadas que tenham sido causadas pelo soerguimento de rocha esculpida pela erosão. A imagem acima foi capturada pelos instrumento ASTER a bordo do satélite Terra. O por que da Estrutura Richat ser quase que totalmente circular ainda é um mistério.

Fonte:

http://apod.nasa.gov/apod/ap130519.html

alma_modificado_rodape1051

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.