fbpx

A Impressionante Galáxia de Anel Polar NGC 660

ngc660_med_legacy

observatory_15010585A impressionante galáxia de anel NGC 660 é o resultado espetacular de uma colisão galáctica. A galáxia está localizada a 44 milhões de anos-luz de distância na constelação de Pisces.

A imagem acima foi obtida com o instrumento chamado Gemini Multi-Object Spectrograph, montado no Frederick C. Gillett Gemini North Telescope em Mauna Kea no Havaí, no mês de Agosto de 2012. A imagem óptica foi feita usando os filtros g, r, i, e hidrogênio alfa. Para esses filtros de forma respectiva foram dadas as cores azul, verde, laranja e vermelho. O campo de visão da imagem é de 9.3 x 5.6 arcos de minuto e a imagem está orientada 8 graus na direção horária do norte a direita e o leste acima. O tempo total de exposição integrada foi de 1620 segundos acumulados para todos os filtros.

No dia 7 de Janeiro de 2013, os astrônomos anunciaram que a galáxia está produzindo massivas explosões, poderosas ejeções que provavelmente são o produto de um buraco negro supermassivo localizado no centro da galáxia (veja imagem abaixo). Usando uma rede de telescópios, incluindo o disco de 305 metros de diâmetro de Arecibo em Porto Rico, a equipe registrou cinco pontos brilhantes de emissões de rádio, um perto do centro da galáxia e dois de cada lado. Suspeitos de serem jatos vindos do núcleo galáctico, as emissões são mais brilhantes do que as supernovas quando observadas no comprimento de onda de rádio. A equipe planeja continuar a observar a NGC 660 para determinar se a hipótese traçada inicialmente para os jatos está correta.

ngc660inset

Fonte:

http://www.wired.com/wiredscience/2013/01/space-photo-of-the-day-2?pid=5957

alma_modificado_rodape10585

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo