fbpx

A Imagem do ASTER Mostra a Planície de Carrizo na Califórnia

A planície Carrizo, é uma grande planície fechada, com aproximadamente 80 km de comprimento por 24 km de largura, localizada a aproximadamente 160 km a noroeste de Los Angeles, na Califórnia. Ela possui uma área de 100000 ha do Carrizo Plains National Monument, é o maior campo nativo único na Califórnia. Ela é um dos lugares mais fáceis onde se pode ver as fraturas em superfície da grande Falha de San Andreas, evidente acima enquanto cruza a imagem da parte direita inferior para o canto superior esquerdo. A imagem foi adquirida em 12 de Maio de 2007, cobre uma área de 33 x 56 km e está localizada nas coordenadas 35.1 de latitude norte e 119.6 graus de longitude oeste. 

Com 14 bandas espectrais que cobrem as faixas do espectro que vão desde o visível até o infravermelho termal e com sua alta resolução espacial de 15 a 90 metros, o instrumento ASTER faz imagens da Terra com o intuito de mapear e monitorar as mudanças que ocorrem na superfície do nosso planeta. O ASTER é um dos cinco instrumentos de observação da Terra que foram lançados em 18 de Dezembro de 1999, a bordo do satélite Terra da NASA. O instrumento foi construído pelo Ministério da Economia, Negócio e Indústria do Japão. Uma equipe conjunta dos EUA e do Japão é responsável pela validação e calibração do instrumento e dos produtos.

A grande cobertura espectral e a alta resolução espacial do ASTER fornece aos cientistas de numerosas disciplinas as informações críticas para mapear e monitorar as mudanças dinâmicas e temporais das condições da superfície da Terra. Entre os exemplos de aplicação estão: o monitoramento dos avanços e recuos glaciais, o monitoramento de vulcões ativos, a identificação de plantações, a determinação da morfologia e das propriedades físicas das nuvens, a avaliação de pântanos, o monitoramento da poluição, a degradação dos recifes de coral, o mapeamento da temperatura na superfície, a geologia, e a medida da temperatura da superfície da Terra.

A equipe científica americana fica localizada no Laboratório de Propulsão a Jato da NASA em Pasadena, na Califórnia. A missão do satélite Terra é parte do Science Mission Directorate da NASA que fica em Washington, D.C.

Fonte:

http://photojournal.jpl.nasa.gov/catalog/PIA14555

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .