fbpx
27 de setembro de 2021

A Ilusão das Duas Luas – Dione e Encélado em Saturno

Nós normalmente experimentamos o efeito da ilusão da Lua, onde a nossa Lua cheia parece maior quando observada próximo do horizonte. Mas o que dizer sobre essa ilusão onde você não pode realmente dizer qual dessas luas de Saturno é na verdade maior ou se ela está mais próxima da sonda Cassini quando ela as observou? Aqui, Dione, está na parte superior direita, e aparece mais próxima da sonda pois é maior que Encélado que aparece na parte inferior esquerda da imagem. Contudo Encélado estava na verdade mais próximo da Cassini quando a sua câmera registrou a imagem.

Dione, tem 1123 quilômetros de diâmetro e é tem mais que o dobro do tamanho de Encélado com 504 quilômetros de diâmetro. As duas luas estão contrastadas com o brilho de Encélado, emitido pelo seu hemisfério refletivo, e pelo lado escuro de Dione formado por micrometeoros e decorado de forma sútil por regiões de material mais brilhante.

A Cassini fez essa imagem no dia 1 de Dezembro de 2010 a uma distância de 510000 quilômetros de Encélado e a 830000 quilômetros de distância de Dione. As escalas são de 3 km/pixel em Encélado e de 5 km/pixel em Dione.

Fonte:

http://www.universetoday.com/82596/double-moon-illusion/

 

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo