A Hora Estrelada

AlverCrater

observatory_150105A imagem acima mostra uma visão em perspectiva da Cratera Alver, recentemente nomeada em homenagem à poeta da Estônia Betti Alver (1906 – 1989). O marido de Alver foi prisioneiro e morreu na Sibéria depois da Segunda Guerra Mundial, levando Alver a parar de escrever por muitos anos em protesto às regras soviéticas. Ela voltou a escrever poesias nos anos 1960, compondo a notável coleção Tahetund ou A Hora Estrelada.

Para criar essa imagem, uma porção do mapa base monocromático do instrumento MDIS foi sobreposto a um modelo digital de elevação. A topografia foi exagerada em 5 vezes com o objetivo de acentuar o anel e o anel de pico central da cratera. A imagem acima foi feita com a câmera da sonda MESSENGER apontada para sudeste. Alver é considerada uma cratera complexa, localizada no hemisfério sul de Mercúrio. Essa imagem em perspectiva destaca a natureza suave do assoalho da bacia com relação à cobertura do material ejetado localizado no terreno ao redor.

Fonte:

http://messenger.jhuapl.edu/gallery/sciencePhotos/image.php?page=1&gallery_id=2&image_id=1155

alma_modificado_rodape105

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.