fbpx
22 de fevereiro de 2024

A História do Ovo e da Galinha na Lua – Quem Veio Primeiro?


Na imagem acima da Lua o que veio primeiro, o material derretido pelo impacto ou os pedaços de rochas? Em outras palavras, esses pedaços de rochas chegaram depois que o material derretido se depositou, deslocando o material derretido enquanto ainda estava fluido, ou eles chegaram antes do material derretido que fluiu ao redor e parcialmente sobre os flancos sudoeste? Enquanto não existe nenhum sinal óbvio da queda de um pedaço de rocha que possa indicar a chegada posterior dos blocos, essa questão ainda parece ser um quebra-cabeça nessa escala de imagem. Olhando de uma maneira mais geral para essa paisagem pode-se obter a informação necessária para responder à pergunta que não quer calar.

Na imagem acima, nós podemos ver como o material derretido fluiu pelo talude abaixo e ao redor dos pedaços de rochas, que estavam localizados no seu caminho. O fluxo ocorreu na porção da parede da cratera Klute W adjacente à cratera vizinha, e ao longo da porção do anel onde uma grande quantidade de massa foi perdida e outros ajustes complexos ocorreram depois do evento de impacto que gerou a cratera Klute W.

A imagem completa feita pela câmera de ângulo restrito da sonda LRO mostra abundantes feições adicionais de grande interesse geológico e pode ser acessada aqui: http://wms.lroc.asu.edu/lroc_browse/view/M140840176R. Outros exemplos da ocorrência de material derretido por impacto e o seu comportamento podem ser vistos nas duas imagens abaixo.

Fonte:

http://lroc.sese.asu.edu/news/index.php?/archives/480-The-Chicken-or-the-Egg.html


Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo