A História de Georges Lemâitre: O Pai da Expansão do Universo – Space Today TV Ep.1376

—————————————————————————–

**** CONHEÇA A LOJA OFICIAL DO SPACE TODAY!

Camisetas, e muitos produtos para vocês. Visite!

—————————————————————————–

No dia 17 de Julho de 1894, nascia na Bélgica, Georges Lemâitre.

Mas quem foi ele vocês sabem?

Georges Lemâitre foi um astrônomo e professor de física a quem é creditado o fato de primeiro na história a ter teorizado de certa forma que universo está em expansão.

Ele inicialmente começou estudando engenharia civil, porém teve que parar com seus estudos durante a primeira guerra mundial quando serviu o exército belga.

Depois da guerra, ele estudou física e matemática e foi também ordenado padre.

Em 1923 ele estudou na Universidade de Cambridge antes de ir estudar no MIT.

Em 1925 ele retornou para a Bélgica, onde se tornou professor em parte de seu tempo na Universidade de Leuven.

E dois anos depois, em 1927 ele publicou o suas ideias sobre a expansão do universo.

A teoria que hoje é vastamente aceita apareceu em 1931 em dos artigos acadêmicos escritos por Lemâitre e foi considerado na época uma grande quebra de paradigma.

Sua ideia inicial não estava relacionada especificamente com o Big Bang, mas a sua última pesquisa focou no conceito do universo ter iniciado de um único átomo.

Por isso também dá-se a Lemâitre o crédito de ser a primeira pessoa a propor o que nós conhecemos hoje como a teoria do Big Bang, que diz de forma simples, que o universo observável começou a partir da explosão de uma única partícula.

Ele dizia na sua teoria que se a matéria em todo o lugar está em expansão, é lógico pensar que no passado ela estava mais próxima, e se voltarmos muito no tempo, veríamos que ela estava concentrada em um super átomo.

Ele explicou a explosão do super átomo através do decaimento radioativo e o causador da expansão do universo.

A sua teoria foi observacionalmente confirmada no trabalho de Edwin Hubble no que conhecemos hoje como a Lei de Hubble.

Em 1933, no Instituto de Tecnologia da Califórnia, alguns dos maiores cientistas da época se reuniram para acompanhar uma série de palestras dadas por Lemâitre.

Após uma das palestras, Albert Einstein chegou para ele e disse: “Essa é a mais linda e satisfatória explicação da criação que eu já ouvi na vida”.

Diz a história que a Einstein também falou para ele que a matemática da descoberta era formidável, mas a física era abominável.

Ele foi eleito membro da Royal Academy of Sciences and Arts da Bélgica e da Pontifical Academy of Sciences.

Em 1951, o Papa Pio XII, disse que a teoria de Lemâitre fornecia uma validação científica para o catolicismo, algo que Lemâitre se ressentia pois ele afirmava que sua teoria era neutra, não estava ligada a nenhuma religião.

Lemâitre morreu em 1966, pouco depois da descoberta da existência da radiação de microondas cósmica de fundo, uma descoberta que deu um grande suporte para a teoria que ele havia bolado sobre o nascimento do universo.

Fontes: