A Grande Galáxia Espiral M81 e o Arco de Arp

m81loop_miller_3352

observatory_150105Uma das galáxias mais brilhantes no céu do planeta Terra, é similar em tamanho à Via Láctea, a grande e bela M81. Essa grande galáxia espiral, localiza-se a 11.8 milhões de anos-luz da Terra na direção da constelação do norte do Grande Urso (Ursa Major). Uma imagem profunda da região revela detalhes no seu núcleo amarelo brilhante, mas ao mesmo tempo revela estruturas apagadas ao longo dos belos braços espirais azuis da galáxia e das linhas de poeira varrida. Ela também mostra a expansiva feição em forma de arco, conhecida como Arco de Arp, que parece nascer do disco da galáxia na parte superior direita da imagem. Estudado em 1960, o arco de Arp, tem sido pensado como sendo uma cauda de maré, de material puxado da M81 pela interação gravitacional com sua vizinha grande a M82. Mas uma investigação subsequente, demonstrou que no mínimo parte do arco de Arp provavelmente localiza-se na verdade dentro da nossa galáxia. As cores do arco na luz visível e em infravermelho se ajustam com as cores das nuvens de poeira penetrantes do tipo cirrus, relativamente inexploradas na galáxia, localizada a poucos anos-luz acima do plano da Via Láctea. Juntamente com as estrelas da Via Láctea, as nuvens de poeira localizam-se num primeiro plano dessa imagem espetacular. A galáxia companheira anã da M81, a Holmberg IX, pode ser vista logo acima da grande galáxia espiral. No céu essa imagem ocupa aproximadamente 0.5 graus, algo em torno do tamanho da Lua Cheia.

IFPolarSpurDust

Fonte:

http://apod.nasa.gov/apod/ap130416.html

alma_modificado_rodape105

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.