fbpx
23 de fevereiro de 2024

A Geleira Perito Moreno


A foto acima mostra o gelo azul esculpido da Geleira Perito Moreno no sul das Montanhas dos Andes, perto de Santa Cruz na Argentina. Essa geleira é a principal atração do Parque Nacional Los Glaciares. Ela é uma das aproximadamente 50 geleiras que são abastecidas pelo Campo de Gelo do Sul da Patagônia. Embora a recessão da geleira tenha sido notável no sul da Patagônia durante as últimas três décadas, a Geleira Perito Moreno tem na verdade crescido de tamanho, ou seja, a formação de gelo no alto das montanhas é maior que a ablação nas regiões menos elevadas e do que o desprendimento de gelos no Lago Argentino.

O gelo em primeiro plano aparece na coloração turquesa pois os comprimentos de onda maiores da luz, ou seja, a luz vermelha e laranja, extinguidos pelo gelo espesso, desse modo, somente os comprimentos de onda menores, ou seja, as cores azuis e verdes emergem. Quanto mais espesso o gelo mais azul ele é, a luz com comprimento de onda mais longo viaja através dele. A neve fresca quase não tem coloração, ao contrário do gelo espesso, a luz do Sol penetra muito pouco na superfície. A foto foi feita no dia 17 de Novembro de 2011. 

Fonte:

http://epod.usra.edu/blog/2012/01/perito-moreno-glacier.html


Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo