A Galáxia Perseus A

A galáxia NGC 1275 também conhecida como Perseus A, localiza-se no centro do Aglomerado de Galáxias Perseus. Combinando imagens feitas em diferentes comprimentos de onda em uma única composição a dinâmica da galáxia se torna visível.

Detalhes e estrutura dos dados ópticos, das ondas de rádio e dos raios-X foram combinados para gerar essa impressionante imagem que mostra os violentos eventos no coração da galáxia. A NGC 1275 é uma galáxia ativa bem conhecida pela sua fonte de ondas de rádio (Perseus A) e uma forte emissora de raios-X devido a presença de um buraco negro supermassivo no seu centro.

Dados obtidos pela Advanced Camera for Surveys do Hubble cobrem os comprimentos de onda da luz visível e são mostrados em vermelho, verde e azul. Os dados de rádio obtidos do Very Large Array do NRAO em 0.91 m também foram usados. Nessa imagem composta, as linhas de poeira, as regiõs de formação de estrelas, os filamentos de hidrogênio, as estrelas em primeiro plano e as galáxias no plano de fundo contribuem com radiação para os dados ópticos do Hubble. Os dados de raios-X contribuem para mostrar as conchas violetas ao redor da região central. Os lobos rosados em direção ao centro da galáxia são mostrados através da emissão de energia em comprimentos de ondas de rádio. Os jatos de radiação em  comprimentos de onda de ondas de rádio provenientes do buraco negro preenchem as cavidades das emissões em comprimentos de onda de raios-X. Dados do instrumento ACIS do Chandra cobrem os comprimentos de onda de raios-X de 0.1771 até 4.133 nanômetros com energia de 0.3 a 7 KeV.

Fonte:

http://spacefellowship.com/news/art23734/picture-of-the-day-the-perseus-a-galaxy.html

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.