A Galáxia Messier 86 Fotografada Pelo Hubble

Essa imagem feita pelo Telescópio Espacial Hubble mostra a galáxia Messier 86. Apesar de ter sido descoberta a mais de 235 anos atrás pelo astrônomos Charles Messier, a classificação morfológica da Messier 86 permanece não muito clara, os astrônomos ainda debatem se ela é uma galáxia elíptica ou uma galáxia lenticular, uma galáxia lenticular é uma classificação que existe entre as galáxias espirais e as elípticas.

A Messier 86 é parte do chamado Aglomerado de Virgem de galáxias e está localizada a aproximadamente 50 milhões de anos-luz de distância da Terra. A galáxia está se movendo pelo espaço de forma especialmente rápida, sua trajetória atual está trazendo a galáxia na nossa direção, fazendo com que ela esteja voltando para o centro do aglomerado a uma incrível velocidade ede 875 mil quilômetros por hora. Devido a essa velocidade, com a qual ela se movimenta pelo aglomerado, a Messier 86 está passando por um processo conhecido como Ram-Pressure Stripping, traduzindo de forma livre, remoção de pressão de aríete. Nesse processo o material resistivo que preenche as lacunas entre as galáxias individuais do aglomerado está puxando o gás e a poeira da Messier 86 e eliminando, à medida que a galáxia se move, criando uma longa cauda de gás quente que está emitindo raios-X.

Os astrônomos estão usando as observações feitas com o Hubble, como essa, para estudar as galáxias elípticas e lenticulares, ambos os tipos que são encontrados no centro dos aglomerados de galáxias. Estudando o núcleo dessas galáxias, os astrônomos esperam determinar detalhes da estrutura central e com isso analisar tanto a história da galáxia, como da formação do seu núcleo.

Crédito:

ESA/Hubble & NASA, P. Cote et al.

Fonte:

https://www.spacetelescope.org/images/potw1938a/
Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.