A Galáxia Gigante NGC 6872

Com mais de 400000 anos-luz de diâmetro a NGC 6872 é uma enorme galáxia espiral no mínimo 4 vezes maior que a Via Láctea. Localizada a aproximadamente 200 milhões de anos-luz de distância da Terra na direção da constelação do sul Pavo, o Pavão, a forma marcante esticada da galáxia se deve a interações gravitacionais que estão em curso, provavelmente levando a uma eventual fusão  com a galáxia próxima e menor, a IC 4970. A IC 4970 é vista abaixo e a direita do núcleo da galáxia gigante nessa paisagem cósmica feita utilizando o telescópio de 8 metros, Gemini Sul no Chile. A ideia de fazer a imagem dessa colisão galáctica titânica veio de ensaio vencedor submetido em 2010 para o Observatório Gemini pela Sydney Girls High School Astronomy Club. Em adição aos aspectos de inspiração e estética, os membros do clube argumentaram que a imagem colorida seria mais do que uma bela imagem Em seu ensaio vencedor eles notaram que “Se dados coloridos suficientes são obtidos na imagem eles podem revelar facilmente informações acessíveis sobre as diferentes populações estelares, estrelas em formação, a taxa de formação relativa devido a interação e a extensão do gás e da poeira presente nas galáxias”.

Fonte:

http://apod.nasa.gov/apod/ap110403.html

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.