fbpx

A Galáxia Espiral NGC 6744

NGC6744goldman


observatory_1501051Grande e bela, a galáxia espiral NGC 6744 tem aproximadamente 175000 anos-luz de diâmetro, sendo assim, maior do que a nossa Via Láctea. Ela está localizada a cerca de 30 milhões de anos-luz de distância da Terra, na constelação do céus do sul de Pavo. Nós observamos o disco dessa ilha do universo, próxima de nós, inclinado com relação a linha de visada. A orientação e a composição nos dão uma forte sensação da profundidade para esse retrato colorido da galáxia que cobre uma área no céu com aproximadamente o mesmo tamanho angular da Lua Cheia. O gigantesco núcleo amarelado da galáxia é dominado pela luz de estrelas velhas e frias. Além do núcleo, os braços espirais preenchidos com aglomerados de estrelas jovens e azuis e regiões rosadas de formação de estrelas  varrem uma galáxia satélite menor, localizada na parte inferior esquerda da imagem, uma galáxia que lembra a galáxia satélite da Via Láctea da Grande Nuvem de Magalhães.

Fonte:

http://apod.nasa.gov/apod/ap140808.html


alma_modificado_rodape1051

 

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.