A Galáxia Espiral NGC 3628 Vista de Lado

Linhas de poeira escura cruzam o meio dessa bela ilha do universo, da qual se tem uma forte pista de que a NGC 3628 seja uma galáxia espiral, mas que está sendo observada de lado. Localizada a aproximadamente 35 milhões de anos-luz de distância na constelação primaveril do norte Leo, a NGC 3628 sustenta a distinção de ser o único membro do bem conhecido conjunto de galáxias Leo Triplet que não está no famoso catálogo feito por Charles Messier. Além de ter o tamanho similar ao da Via Láctea, o disco da NGC 3628 é claramente visto como se abrisse próximo das extremidades. Um braço apagado de material se estende para a porção superior esquerda. A forma distorcida e a cauda de maré apagada sugere que a NGC 3628 está interagindo gravitacionalmente com outras galáxias espirais do conjunto Leo Triplet, a M66 e a M65. O disco empoeirado da NGC 3628 também é salpicado com regiões de formação de estrelas com tonalidades avermelhadas e que podem ser vistos nessa imagem telescópica detalhada. Uma versão interativa dessa imagem que pode ser explorada em detalha é encontrada aqui: http://www.imagingdeepsky.com/Galaxies/NGC3628/NGC3628.htm

Fonte:

http://apod.nasa.gov/apod/ap110316.html

 

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.