A Galáxia Espiral Barrada NGC 1300

Grande e bonita, a galáxia espiral barrada, NGC 1300 localiza-se a aproximadamente 70 milhões de anos-luz de distância nos bancos da constelação de Eridanus. Essa visão composta feita pelo Telescópio Espacial Hubble dessa maravilhosa ilha do universo é uma das maiores imagens já feitas pelo Hubble de uma galáxia completa. A NGC 1300 se espalha por mais de 100000 anos-luz e a imagem do Hubble revela detalhes surpreendentes da barra central dominante da galáxia e de seus majestosos braços espirais. De fato, numa análise detalhada o núcleo dessa clássica espiral barrada por si só mostra uma destaca região de estrutura espiral com aproximadamente 3000 anos-luz de diâmetro. Diferente de outras galáxias espirais, como por exemplo, a Via Láctea, a NGC 1300 não tem, pelo menos ao que se conhece até o momento um buraco negro massivo central.

Fonte:

http://apod.nasa.gov/apod/ap120325.html

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.