A Galáxia Espiral Barrada NGC 1300 Em Uma Grande Imagem do Hubble

A poster-size image of the beautiful barred spiral galaxy NGC 1300

observatory_150105Uma das maiores imagens já feitas pelo Telescópio Espacial Hubble de uma galáxia completa foi revelada ao público em Janeiro de 2005.

O telescópio Hubble registrou uma bela exposição do brilho das estrelas, do brilho do gás e da silhueta das nuvens escura da poeira interestelar nessa imagem que tem 4 por 8 pés de tamanho e mostra a galáxia espiral NGC 1300. A NGC 1300 é considerada como sendo um protótipo de uma galáxia espiral barrada. As galáxias espirais barradas diferem das galáxias espirais normais na estrutura de seus braços que se espiralam ao redor do centro, mas sim são conectados pelas duas partes terminais da barra de estrelas contendo o núcleo da galáxia em seu centro.

Fonte:

http://www.spacetelescope.org/images/opo0501a/

alma_modificado_rodape105

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.