A Galáxia Escondida IC 342

Similar em tamanho a outras grandes e brilhantes galáxias espirais, a IC 342 está localizada a somente 7 milhões de anos-luz da Terra na direção da longa constelação do norte chamada de Camelopardalis. Uma ilha esparramda no universo, a IC 342 seria uma proeminente galáxia no nosso céu noturno, mas ela é quase que totalmente escondida de nossa visão por trás de um véu de estrelas, gás e poeira no plano da Via Láctea. Mesmo sendo a luz da IC 342 diminuída pela intervenção com nuvens cósmicas, essa impressionante imagem telescópica nítida mostra com clareza a poeira que obscurece a galáxia, aglomerados estelares azuis, além do brilho rosado das regiões de formação de estrelas localizadas ao longo do braços espirais que se apresentam longe do núcleo da galáxia. A IC 342 pode ser o lar de uma recente explosão resultante da atividade de formação de estrelas e é próxima o suficiente para ter uma influência gravitacional na evolução do grupo local de galáxias e sobre a própria Via Láctea.

Fonte:

http://apod.nasa.gov/apod/ap101222.html

 

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.