A Galáxia do Sombrero Em Infravermelho

Esse anel flutuante é do tamanho de uma galáxia. De fato, ele é uma galáxia, ou no mínimo, parte de uma, a fotogênica, Galáxia do Sombrero, uma das maiores galáxias localizadas no Aglomerado de Galáxias Virgo. A faixa escura de poeira que obscurece a seção intermediária da Galáxia do Sombrero na luz óptica, na verdade, brilha intensamente na luz infravermelha. A imagem, mostra o brilho infravermelho, recentemente registrado pelo Telescópio Espacial Spitzer, sobreposto a uma imagem feita pelo Telescópio Espacial Hubble na luz óptica. A Galáxia do Sombrero também conhecida como M104 se espalha por cerca de 50 mil anos-luz de diâmetro e localiza-se a cerca de 28 milhões de anos-luz de distância da Terra. A M104 pode ser vista com pequenos telescópios quando apontados para a constelação de Virgo (Virgem).

Fonte:

https://apod.nasa.gov/apod/ap190101.html
Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.