A Galáxia do Sombreiro Como Observada Pelo Telescópio Espacial Hubble

O que está acontecendo no centro dessa galáxia espiral? Denominada de Galáxia do Sombreiro pela sua semelhança com o famoso chapéu mexicano, a M104 mostra uma proeminente linha de poeira e um halo brilhante de estrela e de aglomerados globulares. Entre as razões para que essa galáxia tenha a aparência de um Sombreiro incluem um bulbo central de estrelas grande e estendido que aparece no disco que do nosso ponto de vista na Terra observamos praticamente de lado. Bilhões de estrelas velhas geram o brilho difuso do bulbo central estendido. Uma análise mais detalhada do bulbo na foto acima mostra muitos pontos de luz que são na verdade aglomerados globulares. Os espetaculares anéis de poeira da M104 hospedam muitas estrelas mais jovens e mais brilhantes e mostram intrigantes detalhes aos astrônomos, detalhes esses que não são entendidos por completo ainda. O parte central da Galáxia do Sombreiro brilha através do espectro eletromagnético, e acredita-se seja o lar de um grande buraco negro. A Galáxia do Sombreiro está localizada a aproximadamente 50 milhões de anos-luz de distância da Terra e pode ser observada com pequenos telescópios na direção da constelação de Virgo.

Fonte:

http://apod.nasa.gov/apod/ap110515.html

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.