A Galáxia Anã Leo I

Leo-I

observatory_150105Leo I, algumas vezes também é chamada de Regulus Anã, é uma galáxia anã esferoidal localizada a aproximadamente 820000 anos-luz de distância da Terra na constelação de Leo, o Leão. Com a brilhante estrela Regulus (Alpha Leonis) tão perto, a observação e o registro desse objeto em imagens é um grande desafio para os astrônomos. Leo I, é um dos membros do Grupo Local e os astrônomos a consideram como uma galáxia satélite da Via Láctea.

A foto acima foi feita por Dan Crowson de O’Fallon, Missouri. Para fazer essa imagem ele usou um telescópio refrator apocromático de 3.6 polegadas Astro-Tech AT90EDT em f/6.7 e uma câmera CCD SBIG ST-8300M. A imagem acima é o resultado do imageamento feito através dos filtros LRGB com exposições de 50, 40, 40 e 40 minutos respectivamente.

Fonte:

http://www.astronomy.com/en/Multimedia/Picture%20of%20Day.aspx

alma_modificado_rodape105

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo