A Fita Vermelha e Ondulada da SNR 0509

O que está causando essas pitorescas ondulações da remanescente de supernova conhecida como SNR 0509-67.5? As ondulações, bem como a nebulosa maior, foram imageadas com detalhes sem precedentes pelo Telescópio Espacial Hubble em 2006 e novamente um ao depois. A cor vermelha foi registrada por um filtro do Hubble que só deixa passar a luz emitida pelo hidrogênio energético. A razão de porque essas ondas existem precisamente ainda é desconhecida, porém duas hipóteses traçam a mesma origem para elas, elas seriam porções densas de gás ejetado ou impactado pela explosão. A razão para a existência do anel mais largo brilhando em vermelho é mais clara. Ela está relacionada com a velocidade de expansão e com o eco de luz relacionado a uma clássica explosão de supernova do tipo Ia que deve ter ocorrido aproximadamente a 400 anos atrás. A SNR 0509 atualmente  por 23 anos-luz e localiza-se a aproximadamente 160000 anos-luz de distância na direção da constelação do Dorado na Grande Nuvem de Magalhães. O anel em expansão carrega consigo outro grande mistério, contudo: por que essa supernova não foi observada há 400 anos atrás quando a luz da explosão inicial passou pela Terra?

Fonte:

http://apod.nasa.gov/apod/ap110125.html

 

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.