A Fascinante Cratera De Graft Em Mercúrio

degraft_01

observatory_150105Essa fascinante imagem enfatiza as cavidades no assoalho da cratera De Graft. As cavidades são feições únicas e interessantes da superfície de Mercúrio, elas são depressões irregulares e brilhantes que criam uma aparência destacada nas paredes e no assoalho das crateras do planeta. As imagens abaixo mostram a mesma região em cor e em diferentes condições de iluminações respectivamente.

degraft_02

A imagem principal desse post foi adquirida como parte da campanha de imageamento estereográfica de alta resolução do instrumento MDIS. As imagens da campanha de imageamento estereográfico são usadas em combinação com o mapa base morfológico de superfície ou o mapa base de albedo para criar visões estereográficas de altas resoluções da superfície de Mercúrio, com uma resolução média de 200 metros por pixel. Observar a superfície com a mesma condição de iluminação mas a partir de dois ou mais ângulos de visão permite que informações sobre a topografia de pequena escala da superfície de Mercúrio sejam obtidas.

degraft_03

Fonte:

http://messenger.jhuapl.edu/gallery/sciencePhotos/image.php?page=1&gallery_id=2&image_id=1205

alma_modificado_rodape105

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo