A Famosa Galáxia Fornax A

Fornax A é uma galáxia que tem no seu centro um buraco negro muito ativo que está expelindo ondas de rádio através de poderosos e enormes jatos. Nessa imagem, o brilho branco que se vê no centro é a galáxia visível NGC 1316, que você pode ver na constelação de Fornax. Note que logo acima dela tem uma pequena galáxia espiral. Essas duas galáxias estão em processo de fusão, e o gás e a poeira da pequena galáxia está sendo arrancado e alimentando o centro da NGC 1316, ou seja, alimentando o seu buraco negro central. E como sabemos disso? Sabemos disso, porque nas ondas de radio é possível ver os enormes lóbulos um de cada lado das galáxias em fusão, esses lóbulos em ondas de rádio são sinais de que o buraco negro central da NGC 1316 está sendo alimentado de forma constante. Os lóbulos são as partes terminais dos jatos de material que está sendo expelido pela galáxia. Devido à presença desses enormes lóbulos de ondas de rádio, a NGC 1316, também conhecida como Fornax A, é uma galáxia lenticular e é classificada como uma rádio galáxia. Ela está localizada a aproximadamente 70 milhões de anos-luz de distância da Terra, e a galáxia menor que está sendo fundida com ela é a NGC 1317.

Fonte:

https://public.nrao.edu/gallery/famous-fornax-galaxy/

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.