A Faixa Norte da Via Láctea

As estrelas mais brilhantes da nossa Via Láctea residem em um disco. Como o nosso Sol também reside nesse disco, essas estrelas aparecem para nós como uma banda difusa que circula o céu. O panorama acima mostra a banda norte do disco da Via Láctea que cobre 90 graus e foi digitalmente criada como um mosaico a partir de algumas exposições independentes (clique na imagem acima para acessar a versão completa do panorama). Visível na imagem acima estão muitas estrelas brilhantes, discos escuros de poeira, nebulosas vermelhas de emissão, nebulosas azuis de reflexão e aglomerados de estrelas. Em adição a toda a matéria que nós podemos ver, os astrônomos suspeitam que exista uma parte de matéria muito maior, chamada matéria escura que nós não podemos ver.

Fonte:

http://apod.nasa.gov/apod/ap110710.html

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.