A Explosão de Vida de Fitoplâncton na Costa da Islândia É Captada Por Satélite da NASA

image06182014_250m


observatory_150105Uma explosão de vida na primavera de fitoplâncton pinta o Oceano Atlântico na costa da Islândia no início de Junho de 2014. O instrumento Moderate Resolution Imaging Spectroradiometer, ou MODIS, a bordo do satélite Aqua da NASA capturou essa imagem em cor verdadeira no dia 5 de Junho de 2014. No momento da imagem, a explosão de vida no oceano se mostrava na forma de redemoinhos entre os bancos de nuvens brancas.

De acordo com o Icelandic Ministry of Fisheries and Agriculture, as explosões de fitoplâncton ao redor da Islândia, normalmente ocorrem no começo da primavera e do outono. A explosão de vida na primavera é dirigida pelos dias mais longos e pelo aquecimento da superfície das águas. Isso leva a uma estratificação das águas, e permite que o fitoplâncton se mantenha na camada superficial e reproduza. No verão, a grande quantidade de fitoplâncton nas explosões de vida diminuem os nutrientes, e o número de organismos começa a decair.

Fonte:

http://www.nasa.gov/content/phytoplankton-bloom-off-the-coast-of-iceland/#.U6ifavldV8E


alma_modificado_rodape105

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.