A Evolução da Lua

Qual é a história da Lua? A Lua foi provavelmente criada a partir de detritos expelidos quando um objeto do tamanho de Marte, aproximadamente se chocou com a Terra a aproximadamente 4.5 bilhões de anos atrás. Pouco depois de ser gravitacionalmente condensado, a brilhante e quente superfície da Lua esfriou e começou a rachar. Rochas maiores e menores continuaram a colidir com a superfície, incluindo um impacto bem grande que criou a Bacia Aitken na Lua a aproximadamente 4.3 bilhões de anos atrás. O chamado Período de Bombardeamento Pesado que continuou por centenas de milhões de anos, criou grandes bacias de impacto em toda a Lua. Nos bilhões de anos seguintes, a lava fluiu em bacias gigantescas, eventualmente se esfriando e se transformando nos mares escuros que observamos hoje. Como sempre, impactos continuam a formar crateras e a modificar a superfície do nosso satélite, porém numa taxa bem menor nos últimos bilhões de anos. Hoje, a fria Lua que nós conhecemos e amamos é tão escura como carvão e sempre mantém a mesma face voltada para a Terra. Exatamente como a Lua se formou inicialmente e por que os mares lunares existem somente no lado da Lua que é voltado para a Terra ainda são tópicos ativos de pesquisas.

Fonte:

http://apod.nasa.gov/apod/ap120320.html

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.