A Estrutura Interna de Ceres

Esse conceito artístico tem o intuito de resumir o nosso entendimento atual sobre como o interior de Ceres pode ser estruturado, com base nos dados da missão Dawn, da NASA.

Usando informações sobre a gravidade e a topografia de Ceres, os cientistas descobriram que Ceres é diferenciado, o que significa que ele tem camadas de composição distintas em diferentes profundidades.

A camada mais interna, o “manto”, é dominado por rochas hidratadas, como argilas. A camada externa, a crosta com uma espessura de 40 km, é uma mistura de gelo, sais e minerais hidratados. Entre as duas existe uma camada que pode conter um pouco de líquido rico em sais, uma salmoura. Ela se estende no mínimo por 100 km. As observações da Dawn não podem “ver” abaixo dos 100 km. Então, não possível dizer se o interior profundo de Ceres contém mais líquido ou um núcleo de material mais denso rico em metal.

A missão da Dawn, é gerenciada pelo JPL para o Science Mission Directorate da NASA em Washington. A Dawn é um projeto do chamado Discovery Program, gerenciado pelo Marshall Space Flight Center da NASA em Huntsville, no Alabama. O JPL é responsável pela missão científica geral da Dawn. A empresa Orbital ATK Inc., em Dulles, na Virginia, desenhou e construiu a sonda. O German Aerospace Center, o Max Planck Institute for Solar System Research, a Italian Space Agency e o Italian National Astrophysical Institute são parceiros internacionais na missão.

Para uma lista completa dos parceiros da missão Dawn, visite:

http://dawn.jpl.nasa.gov/mission.

Para mais informações sobre a missão Dawn, visite:

http://dawn.jpl.nasa.gov.

Fonte:

https://dawn.jpl.nasa.gov/multimedia/images/image-detail.html?id=PIA22660
Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.