fbpx

A Estrela V838 Monocerotis: A Fonte De Uma Misteriosa Explosão Nas Bordas da Via Láctea


A imagem acima da estrela variável V838 Monocerotis localizada próxima da borda da Via Láctea a aproximadamente 20000 anos-luz de distância do Sol, foi registrada pelo Telescópio Espacial Hubbel em Setembro de 2006.

A imagem se espalha por 14 anos-luz. Desde que a explosão repentina foi detectada em Janeiro de 2002, essa enigmática estrela tem fascinado os astrônomos, que esperam que os ecos da expansão continuem a iluminar o ambiente empoeirado da V838 Mon, por no mínimo o resto dessa década. Os pesquisadores agora descobriram que a V838 Mon é provavelmente uma jovem estrela binária, mas a causa da extraordinária explosão permanece um mistério.

A V838 Monocerotis não expele suas camadas externas. Ao invés disso, ela cresce entremente de tamanho, a temperatura em sua superfície cai a valores não muito maiores do que a temperatura de uma lâmpada comum. Esse comportamento de inchar até um determinado tamanho mas sem perder suas camadas externas é pouco comum de ocorrer e é um mecanismo inteiramente diferente do que acontece, por exemplo, com a explosão de uma supernova.

A explosão pode representar um estágio transitório na evolução da estrela que é raramente observado. A estrela tem algumas similaridades com estrelas altamente instáveis de uma certa idade chamadas de estrelas variáveis eruptivas, que repentinamente e sem nenhuma previsão aumentam de brilho.

Fonte:

http://www.dailygalaxy.com/my_weblog/2011/10/image-of-the-day-mysterious-outburst-from-the-edge-of-the-milky-way.html


Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .