A Estrela Polar e a Constelação da Ursa Menor

Com uma magnitude 2, a estrela Polaris está longe de ser a estrela mais brilhante do céu noturno. Mas ela é a mais brilhante estrela à esquerda desse bem composto mosaico estelar que se expande por 23 graus através dos céus do hemisfério norte e forma a constelação chamada de Ursa Menor. A Polaris é famosa como sendo a estrela polar norte, uma amiga dos navegadores e dos astrofotógrafos, embora ela não esteja exatamente localizada no polo celeste norte (NCP). Ela está afastada do NCP por 0.7 gruas. A imagem abaixo mostra a identificação de todas as estrelas que fazem parte dessa constelação. Na imagem abaixo as estrelas são mostradas com seus nomes precedidos de sua letra grega usada pelos antigos para designar as estrelas das constelações. Nuvens de poeira suspensas sobre o plano da Via Láctea são também visíveis embora de forma apagada nessa bela foto que mostra um vasto campo de visão do céu.

Fonte:

http://apod.nasa.gov/apod/ap110514.html

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.